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Termos básicos de pneus

Aprenda a falar de pneus como um revendedor

ALINHAMENTO
Quando todas as rodas no veículo estão ajustadas de modo que apontem na direção ideal em relação à pista e entre si.

BALANCEAMENTO/DESBALANCEAMENTO
Estado em que um pneu e uma roda giram com todo seu peso distribuído por igual. Para corrigir desbalanceamento, um mecânico treinado acrescenta pesos ao interior e exterior da roda.

TALÃO
Seção do pneu que se apoia na roda. No interior, há um arco redondo de fios de aço, envolvido ou reforçado pelos cabos da lona da carcaça, que prende bem o pneu contra o aro da roda.

ÁREA DE CONTATO
Área do pneu que fica em contato com a superfície da pista. Também chamada de footprint.

SULCO
Espaço entre duas nervuras adjacentes; também chamado de sulcos da banda de rodagem.

MONTAGEM
Ato de colocar um pneu numa roda e garantir que o conjunto esteja balanceado. Sempre que comprar pneus novos, é preciso que um profissional os instale. Também é comum que o revendedor de pneus cobre uma taxa nominal pela válvula.

SOBRE-ESTERÇAMENTO
Tendência de um veículo, ao se aproximar de uma curva, de virar num ângulo mais agudo que o pretendido pelo motorista. A extremidade traseira do veículo tenta pender para o lado externo da curva. Uma condição de comportamento em que os ângulos de escorregamento dos pneus traseiros são maiores que os ângulos de escorregamento dos pneus dianteiros. Costuma-se dizer que um carro com sobre-esterçamento sai de traseira, porque a traseira tende a abrir a curva.

PUXAR
Condição em que um veículo dá uma guinada para um lado sem ser esterçado para aquela direção como resultado de desgaste irregular dos pneus, alinhamento de rodas dianteiras e/ou traseiras inapropriado ou freios gastos ou mal ajustados.

ARO
Porção da roda em que o pneu é instalado.

DIÂMETRO DO ARO
Diâmetro do assento do talão no aro que sustenta o pneu.

RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO
Força necessária para manter um pneu girando em velocidade uniforme. Quanto menor a resistência ao rolamento, menos energia é necessária para manter o pneu em movimento.

RODÍZIO
Mudança dos pneus da dianteira para a traseira ou de um lado para o outro do veículo, conforme um padrão determinado; favorece o desgaste uniforme dos pneus. Fazer o rodízio dos pneus regularmente (a cada 6.000 a 8.000 milhas) é um modo simples de aumentar a quilometragem deles. Veja mais informações sobre o rodízio recomendado na garantia do pneu.

TECNOLOGIA RUN FLAT
Pneus projetados para resistir aos efeitos do esvaziamento quando perfurados, e para permitir que o veículo continue a ser conduzido em velocidade reduzida e por distância limitada.

OMBRO
Área do pneu onde a banda de rodagem e o flanco se encontram.

CORTES
Fendas especiais em um bloco de nervuras que se abrem à medida que o pneu gira na área de contato e depois se fecham, quebrando a tensão da água na superfície da pista e colocando a borracha em contato com a pista, para manter a aderência, aumentando a tração na água e na neve.

SUSPENSÃO
As várias molas, amortecedores e ligações usadas para suspender a estrutura, a carcaça, o motor e o trem de força de um veículo acima das rodas.

ESCULTURA SIMÉTRICA DA BANDA DE RODAGEM
Padrão uniforme em ambos os lados da banda de rodagem, para melhor desempenho em condições específicas em pistas específicas.

ETIQUETA DO PNEU
Etiqueta de metal ou papel fixada permanentemente a um veículo, indicando o tamanho e a calibragem do pneu apropriados para o veículo. A etiqueta, originalmente, pode ser encontrada no batente da porta do motorista, na tampa do porta-luvas ou na tampa do tanque de combustível.

TRAÇÃO
Atrito entre os pneus e a superfície da pista; quantidade de aderência proporcionada.

BANDA DE RODAGEM
Porção do pneu que entra em contato com a pista. Se difere pelo modelo de suas nervuras e sulcos. Proporciona tração em uma variedade de condições, resiste a forças elevadas, desgaste, abrasão e calor.

PROFUNDIDADE DA BANDA DE RODAGEM
Profundidade da borracha da banda de rodagem utilizável, medida em 32 avos de polegada. Se um pneu novo tem 10/32 avos de borracha, são 8/32 avos de borracha utilizável. Os pneus devem ser substituídos quando as barras de desgaste estiverem visíveis em 2/32 avos.

VIDA ÚTIL DA BANDA DE RODAGEM
A vida útil de um pneu até ser retirado de circulação; quilometragem.

VÁLVULA
Dispositivo que deixa o ar entrar e sair do pneu. Dotada de uma tampa, para proteger contra sujeira e umidade, além de um miolo, que impede que o ar escape.

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