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Calibragem dos Pneus

Conheça a calibragem dos pneus para suas situações de direção on-road e off-road

CALIBRAGEM EXCESSIVA

Ar demais no pneu, resulta em desgaste prematuro no centro da banda de rodagem.

PRESSÃO DO AR

Quantidade de ar no interior do pneu fazendo pressão para fora em cada polegada quadrada; é expressa em libras por polegada quadrada (psi) ou kilopascal (Kpa), a designação do sistema métrico para a pressão do ar. Borracha sintética hermética.

Formulada com borracha butílica praticamente impermeável, este material substitui a câmara nos pneus sem câmara modernos. Confira a pressão do ar uma vez por mês, pois ocorre perda de ar com o tempo.

 

PRESSÃO DE CALIBRAGEM "A FRIO"

Quantidade de pressão de ar em um pneu, medida em libras por polegada quadrada (psi), antes que ele acumule calor resultante da direção.

 

CALIBRAGEM

Ato de colocar ar nos pneus.

 

KILOPASCAL (KPA)

Unidade métrica para pressão de ar. Um psi é igual a 6,9 kPa.

 

PRESSÃO DE CALIBRAGEM MÁXIMA

Calibragem de ar máxima possível em um "pneu frio", pode ser encontrada moldada no flanco.

PSI

Abreviação para libras por polegada quadrada, que é a medida da indústria automotiva para calibragem de um pneu.

SUBINFLAÇÃO

Usar um pneu sem pressão de ar suficiente para suportar o peso do veículo com os ocupantes e a carga adicional pode acarretar em problemas no seu pneu, gerando calor em seu interior até o ponto da degeneração de seus componentes.

Com respeito à calibragem dos pneus off-road e à preservação da duração do pneu, é fundamental lembrar os dois pontos abaixo:

  1. o calor (causado por flexão excessiva/sobrecarga) é o principal inimigo de um pneu
  2. É o ar no interior do pneu que carrega a carga, não o pneu em si

Para evitar acúmulo excessivo de calor causado pelo excesso de flexão, não deixe de ter no pneu a pressão recomendada para transportar a carga.

Na maioria das condições, o veículo pode ser dirigido off-road com a mesma calibragem de pneu das estradas pavimentadas. Contudo, em condições de pouca tração (p.ex., areia), pode ser útil reduzir um pouco a pressão dos pneus para obter melhor aderência. Diminuir as pressões de calibragem para melhorar a aderência é adequado apenas se o pneu mantiver a capacidade de carregamento de carga suficiente.

Observe que a carga, a velocidade e a calibragem dos pneus estão todas inter-relacionadas. Se você deseja reduzir sua pressão enquanto mantém sua carga, reduza sua velocidade. Reduzir a pressão sem reduzir a carga ou a velocidade levará ao acúmulo excessivo de calor no pneu.

Calibragens abaixo de 20 psi podem ser usadas nos off-road, desde que as velocidades sejam reduzidas para 25 km/h ou menos, quando os pneus tiverem capacidade de carga adequada.

Ao voltar para estradas pavimentadas, lembre-se sempre de recalibrar os pneus para corrigir a pressão imediatamente. Deixar de recalibrar os pneus para usá-los em rodovias afeta gravemente o comportamento do veículo e pode resultar em falha do pneu.

*Atenção: as orientações técnicas que damos são apenas recomendações baseadas nas informações que você nos deu. A BFGoodrich não se responsabiliza de forma alguma por qualquer dano decorrente da utilização com base em nossas orientações técnicas.

QUAL CALIBRAGEM DEVO USAR EM OS PNEUS?

O fabricante do veículo seleciona o tamanho e o tipo dos pneus para os veículos dele. Ele faz os testes necessários para estabelecer as pressões operacionais otimizadas para a calibragem do pneu, as quais podem ser encontradas na etiqueta (localizada no interior da porta do motorista) e no manual do proprietário do veículo. Se os pneus do veículo tiverem o mesmo tamanho dos pneus originais, calibre-os até as pressões indicadas na etiqueta.

Se o tamanho dos pneus for diferente do tamanho indicado na etiqueta, entre em contato com o revendedor autorizado BFGoodrich mais próximo para obter a recomendação de calibragem.

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