
Termos básicos de pneus
Termos básicos de pneus
Entenda todos os termos básicos de pneus e aprenda a falar sobre o assunto como um especialista.
ALINHAMENTO
Quando todas as rodas do veículo estão ajustadas para apontar na direção correta, tanto em relação à pista quanto entre si.
BALANCEAMENTO/DESBALANCEAMENTO
É quando o pneu e a roda giram com o peso distribuído de forma equilibrada. Para corrigir o desbalanceamento, um mecânico especializado adiciona pequenos pesos na parte interna e/ou externa da roda.
TALÃO
Parte do pneu que fica apoiada na roda. Internamente, há um aro feito com fios de aço, reforçado pelos cabos da lona da carcaça, que mantém o pneu firmemente encaixado no aro.
ÁREA DE CONTATO
Região do pneu que toca o chão. Também é chamada de footprint.
SULCO
Espaço entre duas nervuras da banda de rodagem. Também conhecido como sulco da banda de rodagem.
MONTAGEM
Processo de instalar um pneu na roda e garantir que o conjunto esteja corretamente balanceado. Sempre que trocar de pneus, um profissional deve fazer a montagem. É comum que o serviço inclua a substituição da válvula, com uma taxa adicional.
SOBRE-ESTERÇAMENTO
Quando o carro, ao entrar em uma curva, vira mais do que o motorista esperava. A traseira do veículo tende a deslizar para fora da curva. Isso acontece quando os pneus traseiros escorregam mais que os dianteiros. Diz-se que o carro está “saindo de traseira”.
PUXAR
Situação em que o veículo puxa para um dos lados, mesmo sem o volante estar virado. Pode ser causado por desgaste irregular dos pneus, desalinhamento das rodas ou problemas nos freios.
ARO
Parte da roda onde o pneu é montado.
DIÂMETRO DO ARO
Tamanho do aro onde o talão do pneu se encaixa.
RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO
Força necessária para manter o pneu girando a uma velocidade constante. Quanto menor essa resistência, menos energia é usada para movimentar o veículo.
RODÍZIO
Troca de posição dos pneus – da frente para trás ou de um lado para o outro – seguindo um padrão recomendado. Isso ajuda a garantir um desgaste mais uniforme e aumenta a vida útil dos pneus. O ideal é fazer o rodízio a cada 10.000 a 13.000 km. Consulte o manual do veículo ou a garantia do pneu para detalhes.
TECNOLOGIA RUN FLAT
Pneus projetados para continuar rodando mesmo após um furo, por uma distância limitada e em velocidade reduzida.
OMBRO
Área do pneu onde a banda de rodagem se une ao flanco (lateral).
CORTES
Pequenas fendas nos blocos da banda de rodagem que se abrem enquanto o pneu roda. Elas ajudam a romper a camada de água sobre a pista, melhorando a aderência em piso molhado ou com neve.
SUSPENSÃO
Conjunto de molas, amortecedores e conexões que sustentam a carroceria, o motor e o conjunto mecânico do carro, absorvendo os impactos do solo.
ESCULTURA SIMÉTRICA DA BANDA DE RODAGEM
Desenho igual nos dois lados da banda de rodagem, feito para oferecer bom desempenho em determinadas condições de uso.
ETIQUETA DO PNEU
Etiqueta de metal ou papel fixada no veículo, indicando o tamanho correto e a calibragem ideal dos pneus. Pode estar localizada no batente da porta do motorista, na tampa do porta-luvas ou na tampa do tanque de combustível.
TRAÇÃO
Aderência entre o pneu e o solo – quanto maior a tração, melhor o controle do veículo.
BANDA DE RODAGEM
Parte do pneu que entra em contato com a pista. Seu desenho (com nervuras e sulcos) influencia a tração, a resistência ao desgaste, ao calor e a impactos.
PROFUNDIDADE DA BANDA DE RODAGEM
Espessura da borracha da banda de rodagem, medida em 32 avos de polegada. Por exemplo, se um pneu novo tem 10/32, ele tem 8/32 de borracha utilizável. A troca deve ser feita quando a profundidade atinge 2/32, ponto em que aparecem as barras de desgaste.
VIDA ÚTIL DA BANDA DE RODAGEM
Tempo ou quilometragem que o pneu pode rodar antes de precisar ser substituído.
VÁLVULA
Peça por onde o ar entra e sai do pneu. Tem uma tampa que protege contra sujeira e um miolo que impede o vazamento de ar.
Quer entender ainda mais sobre termos de pneus? Continue a leitura no conteúdo sobre os termos avançados.
Ler artigo: Termos avançados de pneus.