A paixão encontra o desempenho

HISTÓRIA DA BFGOODRICH

bfgoodrich 150years 2color cmyk vertical

CELEBRANDO 150 ANOS DE HISTÓRIA

Em 2020, a BFGoodrich comemora 150 anos de legado e de conquistas. E é claro que essa data não poderia passar em branco. Queremos celebrar e reviver esses momentos e marcos tão importantes para a BFGoodrich e para quem é apaixonado por aventura.

Ao longo desses 150 anos, a BFGoodrich inovou e desenvolveu produtos para quem tem a determinação de buscar o que quer e de conseguir chegar lá. A cada novo pneu, a cada nova competição, estamos junto de quem tem a convicção para encarar os desafios e superar os seus limites. 

E você? O que você está construindo?

BFG - 150 anos

 

Como fabricante de pneu com desempenho superior, a BFGoodrich tem orgulho de dizer que, desde o início, sempre foi movida pelo desempenho com uma paixão. Dos desertos de Baja às 24 horas de Le Mans, nossa pródiga herança de desempenho de sucesso em corridas ajuda a garantir que nossos veículos estejam sempre prontos para qualquer desafio.

Enfrentamos muitas adversidades ao longo dos anos, em corridas off-road, que nos ensinaram muitas lições importantes sobre o desempenho dos pneus. Nossos engenheiros aplicaram esses conhecimentos a cada produto de cada segmento. Assim, independentemente do tipo de direção que você procura, esteja certo de que nossos pneus dão conta do recado.

Performance begins with BFGoodrich Tires

ONDE TUDO COMEÇOU

Em 1870, o Dr. Benjamin Franklin Goodrich fundou a primeira fábrica de pneus da América do Norte, em Akron, Ohio. Já naquela época, o desempenho era parte integrante do DNA da marca. Isso levou Charles Cross Goodrich, filho do Dr. Benjamin, a estabelecer o primeiro centro de pesquisa de pneus dos Estados Unidos. Como resultado, a BFGoodrich começou a se destacar dos concorrentes já em 1903, quando forneceu os pneus do Winton Touring Car, o primeiro carro a cruzar o continente norte-americano de leste a oeste.

A BFGoodrich logo identificou outro meio de melhorar a mobilidade por meio da entrada na indústria aeronáutica, que registrava rápida expansão. Isso permitiu que essa marca movida a desafios supere sempre seus limites de novas maneiras. A marca participou do estabelecimento do recorde de velocidade de 75 km/h em 1909, na primeira corrida aérea disputada em Reims, em um avião da Curtiss Aeroplane Corporation.

Nos anos 1920, ela teve a oportunidade de vencer um desafio que já havia sido considerado insuperável. Em 1927, a BFGoodrich forneceu os pneus do Spirit of St. Louis, em que Charles Lindbergh fez o primeiro voo transatlântico sem escalas da história.

SOMOS MOVIDOS A DESAFIOS

A seguir há uma amostra de alguns dos desafios notáveis que a BFGoodrich venceu ao longo de sua história pródiga.

  • 1903: O primeiro veículo a cruzar os Estados Unidos usava pneus BFGoodrich®.
  • 1914 e 1915: BFGoodrich se torna a primeira fabricante de pneus a ganhar as 500 milhas de Indianápolis dois anos seguidos.
  • 1927: O aviador Charles Lindbergh faz o primeiro voo transatlântico sem escalas equipado com pneus BFGoodrich®.
  • 1977: O pneu BFGoodrich® Radial All-Terrain T/A® leva com tranquilidade SCORE Baja 500 e Baja 1000.
  • 1981: O ônibus espacial Columbia é equipado com pneus BFGoodrich®.
  • 1984: Pneus BFGoodrich® e Mazda rumam ao título da classe C2 nas 24 horas de Le Mans.
  • 2002 e 2007: A BFGoodrich ganha o Rally Dakar pelo sexto ano consecutivo.
  • 2006 e 2011: A BFGoodrich chega a cinco Campeonatos Mundiais de Rallycross consecutivos.
  • 2017: A BFGoodrich ganha no retorno ao Rally Dakar. e veículos exatamente como os seus.

 

BFGoodrich All Terrain 40th Anniversary

PRINCIPAIS INOVAÇÕES

O que nos anima é mais que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. A BFGoodrich se guia pela produção de tecnologia pioneira em todos os segmentos de pneu em que está presente.

  • 1947: Primeiro pneu sem câmara para carros norte-americanos.
  • 1965: Primeiro pneu radial do mercado norte-americano: o Lifesaver.
  • 1967: Primeiro pneu run-flat.
  • 1972: Lança pneus touring com fibras radiais na América do Norte, enquanto os outros fabricantes continuavam a desenvolver pneus com fibras diagonais.
  • 1976: Primeiro pneu all-terrain do mundo.
  • 1996: Introduz primeira linha de pneus comerciais/para caminhões pesados.
  • 1999: Introdução do pneu com leitura colorida: o Scorcher T/A.
  • 2002: Lançamento do primeiro pneu 4×4 de 24” do mundo.
  • 2016: Comemora 40 anos da corrida SCORE BAJA e o 40º aniversário do pneu All-Terrain Radial.

 

Embora tenhamos orgulho do nosso passado, nos concentramos no futuro. Mantenha-se conectado com a BFGoodrich para receber atualizações de produtos comerciais e de consumo, eventos e comunidades, enquanto exploramos o globo em busca de novos desafios para vencer.

BFGOODRICH X CONCORRÊNCIA

Ser o primeiro fabricante de pneus a ganhar títulos consecutivos da Indianápolis 500 foi apenas o início para essa marca icônica movida pelo desempenho. A marca logo descobriu a paixão pela corrida e construiu uma reputação off-road respeitada. Dos desertos de Baja às terras de Dakar, a BFGoodrich já viu – e ganhou – tudo.

E é justíssimo, quando pensamos que o fabricante de pneus que criou a categoria all-terrain ainda hoje domine as corridas. Desde a primeira vitória em Baja 1000, em 1972, já acumularam mais bem mais de 200 títulos de off-road. Inclui-se aí uma sequência de 21 títulos consecutivos em Baja 1000 entre 1986 e 2007, o que faz da BFGoodrich a referência para corridas em deserto na América do Norte.

Mas, como todo grande competidor, a BFGoodrich não se cansou e queria ver o que mais o mundo tinha a oferecer. O ano de 2006 tornou-se um ano importante para a marca, pois ela entrou no Campeonato Mundial de Rally (WRC) e ajudou Sébastien Loeb a garantir o título cinco anos seguidos, além de dar às equipes Citröen e Ford vitórias no campeonato dos construtores. Durante o curto período no WRC (2006–10), a BFGoodrich ganhou todos os títulos de pilotos e construtores disponíveis. A marca também entrou no IRC em 2007, ganhando já no primeiro ano com a Peugeot.

A BFGoodrich aproveitou o sucesso, ganhando títulos no Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIA e em Dakar. Com oito vitórias em Dakar em meados de 2000, a BFGoodrich voltou em 2016 para continuar de onde havia parado, levando a equipe Peugeot à vitória.

A qualidade dos pneus BFGoodrich se destaca nos mais variados tipos de terreno, incluindo terra, areia, pedras e asfalto, prova da incrível versatilidade dos produtos BFGoodrich.

history

Você está usando um navegador incompatível
Você está usando um navegador incompatível com este site. Por isso, parte da funcionalidade pode não funcionar corretamente. Isso pode gerar comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site