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Flanco do Pneu e Tamanho do Pneu

Aprenda a ler o flanco dos pneus

RELAÇÃO DE ASPECTO
Relação entre a altura do flanco de um pneu e a largura da sua seção transversal.

MARCAS DOT
Código (números de identificação do pneu) moldado no flanco de um pneu para indicar que o pneu segue as normas de segurança para automóveis do Ministério dos Transportes dos EUA (DOT). O DOT é seguido por dez, onze ou doze letras e/ou números que identificam o local de fabricação, o tamanho do pneu e o código do fabricante, junto da semana e do ano de fabricação do pneu.

CAPACIDADE DE CARREGAMENTO DE CARGA
Indica quanto peso o pneu está certificado para transportar com calibragem máxima.

ÍNDICE DE CARGA
Número atribuído que varia de 0 a 279 e corresponde à capacidade de transporte de carga do pneu.

DIÂMETRO GERAL
Diâmetro do pneu cheio, sem nenhuma carga.

LARGURA GERAL
Distância entre os lados externos de dois flancos, incluindo as letras e desenhos.

TAMANHO DO PNEUS
Combinação de largura do pneu, tipo de construção, relação de aspecto e tamanho do aro usados para diferenciar os pneus.

CÓDIGO DE VELOCIDADE
Indica a velocidade máxima segura em que um pneu é certificado para uso sob condições especificadas. Códigos de velocidade variam de A (o menor) a Y (o maior).

DESIGNAÇÃO DO PNEU
Código alfanumérico moldado no interior do flanco do pneu descrevendo o tamanho do pneu, incluindo a largura, a relação de aspecto, o diâmetro do aro, o índice de carga e o código de velocidade. A maioria das designações usa o sistema P-métrico.

MARCA DO PNEU
Marca do fabricante do seu pneu.

NOME DO PADRÃO DO PNEU
O nome do padrão do pneu é o modelo ou nome designado a um pneu específico, essas informações normalmente são encontradas depois do nome do fabricante no flanco.

INDICADOR DE DESGASTE DO PNEU
Indicadores de desgaste do pneu (barras de desgaste) estão localizados na base dos sulcos principais e estão igualmente espaçados em volta do pneu. Os indicadores de desgaste do pneu, que se parecem com tiras estreitas de borracha macia ao longo da banda de rodagem, aparecerão no pneu quando o ponto de desgaste em questão for alcançado. Quando você vir essas barras de desgaste, o pneu está desgastado e é hora de trocá-lo. Sempre retire os pneus de circulação quando a banda de rodagem apresentar uma profundidade restante de dois milímetros (2 mm). Outro jeito fácil de conferir é fazer o teste da moeda. Pegue uma moeda de cinco centavos e coloque-a no sulco com a cabeça voltada para baixo. Se a banda de rodagem ultrapassar a cabeça, os pneus estão bons. Se a banda de rodagem não ultrapassar a cabeça, é hora de trocar os pneus.

TIPO DE PNEU
Indica o tipo de veículo para que o pneu serve. P significa sistema métrico do passageiro. As outras letras são LT (caminhão leve), T (estepe temporário) e ST (tratores especiais). Se o pneu não tiver letra alguma, significa que segue o sistema métrico europeu.

LARGURA DO PNEU
A largura do pneu de flanco a flanco. Neste exemplo, a largura do pneu é 225 mm.

RELAÇÃO DE ASPECTO DO PNEU
Identifica a relação de aspecto do pneu, que se refere à relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. Neste exemplo, a altura do flanco do pneu é 55% da sua largura. Quanto menor a relação, menor a altura do flanco, o que significa melhor desempenho nas curvas, mas uma sensação menos suave.

CONSTRUÇÃO DO PNEU
Construção interna do pneu, que é "radial". Quase todo pneu na pista tem construção radial, o que significa que os cabos das lonas da carcaça no interior do pneu “irradiam” diretamente de um lado para o outro do pneu. As outras letras usadas são D, para construção diagonal, e B, para cintado.

DIÂMETRO DA RODA
Este número (em polegadas) indica que o pneu é designado para caber em uma roda com 18” de diâmetro.
 

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