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Viagens off-road com pneus BFGoodrich

Louco para testar seu veículo 4×4 em viagens off-road? Confira dicas úteis para se manter seguro em qualquer tipo de terreno na sua próxima aventura!

Direção off-road de modo geral

Ao dirigir um veículo com tração nas 4 rodas, você vai precisar de segurança, confiabilidade e alta performance de seus pneus 4x4.

Os pneus BFGoodrich têm mais de 20 vitórias no SCORE Baja 1000 e, no total, 70 títulos em corridas de deserto 4X4 SCORE. Por isso, podemos dizer com segurança que entendemos de pneus para viagens off-road. 

Aventuras fora da estrada podem ser divertidas – especialmente se forem intencionais – mas também pode ser perigoso devido à grande extensão de terras remotas e condições climáticas extremas do nosso país. Por ser um tipo de direção completamente diferente, na BFGoodrich Brasil, recomendamos que você aprenda as técnicas básicas da direção de carros com tração nas quatro rodas, ou visite uma autoescola de 4×4 para não ficar atolado em situações precárias.

Enfrentando terrenos acidentados: dirija na areia 

O Brasil tem o privilégio de contar com uma das maiores extensões de praias do mundo — e, em algumas regiões, também com vastas áreas de sertão. No entanto, dirigir sobre a areia por longas distâncias pode se tornar uma armadilha para quem não tem tanta experiência.

Com a técnica certa, é possível chegar a paisagens incríveis: pontos de surfe isolados, lagoas escondidas e áreas de pesca ainda pouco exploradas pelos brasileiros.

Um dos principais segredos para dirigir na areia com segurança é manter o impulso constante, permitindo que os pneus deslizem sobre a superfície em vez de afundarem nela.

Ao dirigir na areia fofa, mantenha um equilíbrio entre a aceleração e o impulso para evitar que os seus pneus afundem. Aplicar muita pressão pode provocar o afundamento do pneu pelo giro das rodas.

Evite movimentos bruscos ou curvas acentuadas no volante, já que o carro não responderá com a mesma agilidade. Em vez disso, conduza com suavidade, como se estivesse em uma pista molhada.

Vale lembrar que veículos 4x4 têm maior propensão a tombar, por conta de seu centro de gravidade mais alto. Os pneus também podem "rasgar" a areia com violência, aumentando esse risco de capotamento.

Por isso, faça curvas em arcos abertos e com bastante antecedência, especialmente diante de obstáculos. Se estiver desbravando trilhas inéditas, aplique mais torque para não ficar atolado.

Na BFGoodrich Brasil, recomendamos o uso de um bom calibrador de pneus e a redução gradual da pressão — diminua de 5 em 5 psi até encontrar o footprint (pegada) ideal para o tipo de areia. Mas atenção: não reduza a calibragem abaixo de 20 psi.

Ao baixar a pressão, você aumenta a área de contato do pneu com o solo, o que melhora a tração e a flutuação do veículo sobre a areia.

Se não tiver um compressor de ar para recalibrar os pneus ao fim do percurso, evite retornar à cidade com os pneus murchos. Nesse caso, dirija em baixa velocidade e por curtas distâncias, para evitar o superaquecimento dos pneus. Com 20 psi, o ideal é não ultrapassar os 25 km/h.

Dicas práticas para dirigir na areia:

  1. Se for dirigir em praias, confira os horários das marés e prefira a maré baixa;
  2. Lembre-se: o impulso é o seu melhor amigo na areia;
  3. Use um calibrador de pneus adequado e não tente adivinhar a calibragem dos pneus;
  4. Esvazie os pneus de 5 em 5 psi até atingir a tração ideal;
  5. Acelere, vire e freie devagar;
  6. Se os pneus começarem a patinar, diminua a aceleração um pouco para que eles se estabilizem e recuperem a tração novamente;
  7. Mantenha uma boa distância de outros veículos para evitar imprevistos.

Dirigir em ladeiras e terrenos íngremes

Dirigir ladeira acima e em terrenos íngremes é uma das atividades mais emocionantes e desafiadoras que você pode fazer com seu 4x4. É empolgante porque representa uma verdadeira aventura — mas também perigosa, já que há um risco alto de capotamento ou perda de controle do veículo.

Subindo a ladeira

Antes de ligar o motor e encarar a subida, saia do veículo e observe o terreno. Verifique se não há obstáculos no trajeto e se existe uma saída segura no topo da ladeira. Ser surpreendido por um barranco lá em cima pode complicar (e muito) o seu dia.

Use uma marcha alta o suficiente: marchas muito baixas farão os pneus patinar; marchas muito altas farão você perder potência. Nossa recomendação é começar pela 2ª marcha e usar uma distância curta para ganhar impulso.

Dica: avalie seu ritmo para subir a ladeira em velocidade de caminhada — não mais rápido que isso.

Nunca mude de marcha ou direção depois de iniciar a subida. Prepare-se para perder a visão momentaneamente à medida que o céu preenche seu para-brisa. Por isso, é fundamental fazer a inspeção prévia do trajeto e garantir que não há obstáculos invisíveis no topo.

Dicas para subir terrenos íngremes:

  1. Aproxime-se da ladeira com o veículo alinhado: isso distribui o peso igualmente e garante tração nos quatro pneus.
  2. Use a marcha mais alta que o veículo tolera na ladeira. Se a marcha for muito baixa, você patinará. Se for muito alta, faltará potência suficiente.
  3. É importante que você sempre se prepare e tenha um plano de fuga caso não consiga subir.


O que fazer se não conseguir subir?

Não se preocupe: isso pode acontecer tanto com iniciantes quanto com motoristas experientes. O importante é saber como voltar em segurança, pois esse retorno pode ser mais perigoso do que parece.

Armadilhas comuns:

Ao perder o controle em uma subida e começar a retroceder, a primeira reação será pisar na embreagem, para impedir que o motor pare. Não faça isso! Ao pisar na embreagem, você perde tração e acelera a descida — colaborando com a gravidade.

É comum que a próxima reação seja frear. Em uma ladeira íngreme, isso também pode ser um erro: o veículo pode derrapar e você perderá o controle da direção, já que as rodas travadas não giram.

Técnica de recuperação de parada do motor (veículos manuais)

 

  1. Não toque na embreagem — mais difícil do que parece.
  2. Quando o motor estiver quase parando, solte o pedal do freio lenta e suavemente.
  3. Puxe o freio de mão.


Agora você tem três mecanismos que impedem o retrocesso: marcha engatada, freio de mão e pedal de freio. Se alguém puder descer do veículo e guiá-lo, ótimo. Mas não saia você, pois precisará manter o pé no freio.

      4. Volte o pé com cuidado para a embreagem.
      5. Coloque o veículo na marcha à ré e engate a marcha reduzida.
      6. Tire o pé da embreagem lentamente.
      7. Com o pé ainda no freio, solte o freio de mão.
      8. Tire o pé do freio com calma. Com a ré engatada e o motor desligado, o veículo deve permanecer parado.
      9. Ligue o motor novamente sem pisar na embreagem, para que o controle de frenagem do motor ajude na descida.

Dica: não toque no acelerador ou freio durante a descida. Se a inclinação for muito acentuada, pode ser necessário frear levemente — mas com muito cuidado, para não travar as rodas.

Ao chegar à base da ladeira, tente novamente com outra estratégia: mude o trajeto, ajuste a calibragem dos pneus ou leve parte da carga a pé.

Técnica de recuperação para veículos automáticos

Confira o passo a passo caso você tenha ficado preso em uma ladeira com câmbio automático:

  1. Puxe o freio de mão.
  2. Se o motor desligar, coloque o câmbio em "Park". Isso cria três barreiras: transmissão travada, freio de mão e pedal de freio.
  3. Se alguém puder descer do carro para te guiar, ótimo. Caso contrário, não desça do carro.
  4. Religue o motor.
  5. Mude o câmbio para "Neutral".
  6. Engate a marcha reduzida.
  7. Mude para "Reverse".
  8. Com o pé no freio, solte cuidadosamente o freio de mão.
  9. Retire lentamente o pé do freio para iniciar uma descida controlada.


Dica: assim como no caso de carros manuais, não toque no acelerador ou freio durante a descida. Se a ladeira for íngreme, pode ser necessário pisar um pouco no freio, mas isso é arriscado, pois pode acabar travando as rodas e derrapando. 

Calibragem dos pneus para subidas: 

Para conquistar ladeiras você precisará do máximo de tração possível. Para isso, pode ser necessário reduzir a pressão dos pneus.

Não existe uma calibragem única ideal, já que terrenos diferentes exigem pressões específicas. Mas atenção: não esvazie demais, pois pneus muito murchos correm risco de furar ou sair do aro.

Descendo ladeiras íngremes:

Descer pode parecer mais fácil — e, de fato, você tem a gravidade e uma visibilidade melhor a seu favor. Porém, em declives muito acentuados, a gravidade pode se tornar um desafio.

Assim como na subida, manter a tração é fundamental.

Dicas para descer com segurança

  • Caminhe pela trilha antes. Se não conseguir caminhar, provavelmente também não conseguirá dirigir por ela.
  • Planeje um plano B antes da descida.
  • Escolha uma trilha já usada, se possível.
  • Use a combinação de marcha reduzida com primeira marcha. Essa estratégia ajuda no controle da frenagem.
  • Calibre os pneus de forma conservadora, visando a tração ideal sem risco de furar.
  • Se perceber que a descida é arriscada, encontre um ponto seguro para parar e subir de ré com cuidado.


O que fazer se não consigo descer em segurança?

Se você decidir que não é seguro descer pela ladeira, você precisará de um ponto seguro para parar e subir de ré. Supondo que você tenha tomado as precauções e usado as técnicas recomendadas acima, lembre-se de não ir muito rápido.

Recuperação após descida mal-sucedida:

  • Pise no freio de forma suave e gradual — nunca bruscamente, pois há o risco de travar as rodas e perder o controle.
  • Quando parar, puxe o freio de mão e coloque o veículo em marcha à ré
  • Suba de ré pelo caminho que veio com o máximo controle.


Dirigindo por declives ou aclives íngremes:

Segundo os especialistas, esse é o exercício mais difícil ao dirigir veículos com tração em quatro rodas. Nossa primeira recomendação é bem simples: evite isso a todo custo. Mas, caso você precise passar por um aclive ou declive acentuado, faça isso o mais devagar possível. 

Dicas:

  • Use a primeira marcha reduzida, sem o bloqueio do diferencial.
  • Se sentir que o carro vai derrapar, vire o volante na direção do declive.
  • Importante: lembra que seu veículo 4×4 tem um centro de gravidade alto? Dirigir por aclives íngremes aumenta drasticamente sua chance de perder a tração, fazendo com que o carro derrape de lado e, provavelmente, capote. Por isso, evite atravessar aclives o quanto puder.


Dirigindo na lama e em sulcos

Ó lama — gloriosa lama! Dirigir na lama pode ser uma das experiências mais divertidas no 4x4, mas sem os cuidados certos, você pode acabar atolado (e sujo).

Pneus adequados para a lama é vital nesse caso, já que a ideia é usar o peso total do seu veículo para atravessar a lama na tentativa de criar aderência com o solo.

Calibragem dos pneus na lama

Não existe uma calibragem ideal para isso, já que cada terreno e situação precisam de um certo tipo de calibragem. Mas lembre-se: se a calibragem estiver muito baixa, você espalhará muito o peso do veículo, impossibilitando uma maior tração.

Por outro lado, se a pressão estiver muito alta, você não vai conseguir a aderência suficiente para atravessar a lama. Uma regra básica geral é não ir abaixo de 20 psi e nem dirigir a mais de 20km/h.

Dicas para dirigir na lama

  1. Não deixe de ter um gancho de reboque no veículo, caso fique atolado.
  2. Primeiro, confira a rota e a profundidade da lama. Sulcos mais profundos que o espaço sob os eixos do veículo farão você atolar.
  3. Aproxime-se da lama com seu 4×4 com uma marcha baixa (não se esqueça de pegar impulso) e prepare-se para a desaceleração súbita ao entrar em contato com a água e a lama.
  4. Mantenha um ritmo constante por todo o caminho e procure pelos pontos altos da pista.
  5. Se ficar atolado, balance o veículo alternando entre primeira marcha e marcha à ré com calma, ou gire um pouco as rodas para limpar a banda de rodagem e restaurar a tração.
  6. Se não tiver certeza do caminho, volte de ré antes que seja tarde.


Encarando rochas, troncos, valas e montes

As modificações que você fez – ou vai fazer – no veículo são muito importantes para superar terrenos acidentados como esses.

Ter uma boa distância do solo permite que rochas, troncos e valas passem por baixo do veículo sem danificar componentes frágeis na parte inferior. Por isso, é essencial contar com uma suspensão eficiente, garantindo que os pneus permaneçam em contato com o solo, mantendo a tração.

Dicas de direção para enfrentar rochas, troncos e valas:

  • Aproxime-se dos obstáculos em um ângulo oblíquo, de modo que apenas um pneu suba primeiro, enquanto os outros três permanecem no solo firme, garantindo tração.
  • Para proteger os componentes inferiores do veículo, prefira passar por cima do obstáculo com um dos pneus, cruzando calmamente até o outro lado.


Cuidado: se o obstáculo for muito alto, o veículo pode ficar suspenso na diagonal — com duas rodas opostas (em cruz) fora do chão — o que elimina a tração e impede o avanço.

Travessia em água

Se você tem medo de água, sugerimos que repense essa aventura — em nove de cada dez vezes, você vai acabar se molhando.

Veículos 4x4 geralmente lidam melhor com esse tipo de travessia do que outros modelos, especialmente quando equipados com snorkel. No entanto, tudo depende da profundidade da água, da correnteza e da vazão no momento da travessia.

Evite dirigir em alta velocidade dentro da água. O ideal é manter uma velocidade constante e moderada, criando uma leve onda de proa à frente do veículo — isso é fundamental para uma travessia bem-sucedida.

Ao concluir o crossing, lembre-se de dirigir por uma pequena distância pressionando levemente o pedal do freio. Isso ajuda a recuperar a eficiência da frenagem.

Agora você já sabe todas as recomendações ideais para encarar qualquer tipo de desafio com o seu 4x4. 

Que tal aprender mais sobre os termos básicos de pneus? Temos um artigo completo com os principais termos para você falar com um revendedor sem problemas!

Confira: Termos básicos de pneus

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